Vídeo de Balé Teatro Guaíra é selecionado para festival internacional 19/07/2021 - 11:51

O vídeo “Variações sobre a Mesa”, produzido pelo Balé Teatro Guaíra em abril deste ano, foi selecionado para o San Francisco Dance - Film Festival (Estados Unidos). É a primeira vez que uma produção do BTG é selecionada para um festival do gênero.

A coreografia foi criada para celebrar o dia da dança, comemorado dia 28 de abril. O festival de São Francisco é um dos mais importantes do mundo na área de vídeo dança e acontece em outubro nos EUA.

Para Monica Rischbieter, diretora do Teatro Guaíra, é uma celebração do trabalho realizado pelo balé durante a pandemia. “Foi a primeira vez que ficamos fechados para o público, sabíamos que não poderíamos perder nossa conexão. A seleção deste lindo trabalho para o festival mostra nosso comprometimento com a dança e com a cultura acessível para todos”, diz.

A ideia do vídeo era mostrar que os profissionais passam o dia todo pensando juntos na dança, ainda que estejam separados fisicamente. No total, foram mais de 200 horas de trabalho entre criação coreográfica, filmagem e edição. “Neste ano de pandemia em que todas as companhias do mundo tiveram que produzir conteúdo virtual, o festival é uma plataforma importa porque é oportunidade de mostrar para o mundo inteiro o trabalho produzido no Paraná”, explica Eunice Oliveira, que assina o roteiro e direção. A coreografia é de Paula Sousa.

Os materiais escolhidos para a criação da coreografia também foram objetos que qualquer pessoa pudesse ter em casa, por isso a mesa e a xícara de café assumem um papel de destaque. A dança ocorre em um espaço restrito, o que também reflete o isolamento.

GALERIA DE IMAGENS