Série Ouro da Orquestra Sinfônica terá convidados especiais a partir de maio 25/04/2024 - 11:00

A Orquestra Sinfônica do Paraná estreia em maio uma série de concertos com convidados brasileiros e internacionais. A chamada Série Ouro contempla as quatro sinfonias do compositor alemão Johannes Brahms até setembro. Os ensaios começaram nesta semana. Serão oito apresentações, sendo o programa da noite de quinta-feira o mesmo da manhã do domingo seguinte. A cada ciclo, a obra de Brahms será acompanhada pela de outro compositor romântico: Chopin, Tchaikovsky, Liszt e Hekel Tavares.

A primeira apresentação do “Ciclo das Quatro Sinfonias de Brahms” será no dia 09 de maio (quinta), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). No programa, a "Sinfonia nº 1" se une ao "Concerto n° 1" para piano e orquestra de Frederic Chopin, com o solista russo Dmitry Shiskin. O mesmo programa será apresentado no Dia das Mães, no domingo (12), às 10h30.

Os quatro solistas convidados para se apresentar junto com a Orquestra Sinfônica do Paraná têm renome mundial. Dmitry é um dos maiores pianistas do mundo da sua geração. Ele nasceu na Sibéria e estudou na tradicional Gnessin Moscow School of Music. Depois frequentou o Conservatório Tchaikovsky de Moscou, o Conservatório Vincenzo Bellini, na Itália, e a Musikhochschule, na Alemanha. Já colaborou com a Orquestra Nacional Russa, Orquestra Filarmônica de Varsóvia e Orquestra Sinfônica de Tóquio.

Nos dias 6 e 9 de junho, o convidado é o violinista brasileiro Guido Sant’Anna, que acabou de ganhar a edição da competição internacional Fritz Kreisler, na Áustria. “É um dos concursos mais importantes do mundo para violino. Ele vai tocar o concerto de Tchaikovsky, que é um dos mais famosos da literatura para concertos de violino”, diz o maestro Roberto Tibiriçá, diretor musical e regente titular da Sinfônica do Paraná. Ele já se apresentou em Bruxelas, Viena, Madri, Londres, Moscou e Berlim.

A "Sinfonia nº 3" será apresentada dias 29 de agosto e 1º de setembro, acompanhada de dois concertos para piano com solo da ucraniana Valentina Litsitsa, que já participou de recitais no Royal Albert Hall, em Londres, na Filarmônica de Berlim, no Théâtre des Champs Elysées em Paris, no Grande Salão do Conservatório de Moscou e no Carnegie Hall em Nova York. Ela também tem um canal famoso no YouTube, com mais de 700 mil inscritos. 

O último concerto da série, dias 26 e 29 de setembro, terá o pianista brasileiro Cristian Budu no palco do Guairão. Ele venceu o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, uma das mais importante por parte de um pianista brasileiro dos últimos anos. Ele já solou à frente da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, Orquestra Filarmônica de Montevideo e Orquestra Filarmônica de Mendoza. Também se apresentou-se como solista em salas e festivais de todo o mundo.

Série Ouro
A condução da Série Ouro será do maestro Roberto Tibiriçá, regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Um dos objetivos da iniciativa é marcar a volta dos concertos noturnos. E resolvemos fazer o ciclo das quatro sinfonias de Brahms, que são as obras mais icônicas do repertório romântico de uma orquestra sinfônica. Elas são tocadas por orquestras em qualquer lugar do mundo”, explica.

“No primeiro concerto vamos ter Chopin; depois temos o concerto de Tchaikovsky, que é um romântico para violino. Por fim serão dois concertos de Liszt para piano e o concerto de Hekel Tavares, que é o único concerto romântico escrito para piano por um compositor brasileiro”, detalha.

Orquestra
A Orquestra Sinfônica do Paraná é mantida pelo Governo do Estado e integra os corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra. A realização da Série Ouro de concertos tem parceria com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). A programação da Orquestra para 2024 está disponível na página do Teatro Guaíra. Os ingressos a partir de R$ 10,00 (meia-entrada) estarão à venda em breve, sempre na bilheteria do Teatro Guaíra e pelo site DeuBalada.com.

GALERIA DE IMAGENS