Programação de 2025 com grandes atrações. 03/02/2025 - 09:54

Corpos Artísticos

O Balé Teatro Guaíra continuará sua circulação nacional e internacional. Em março, a companhia se apresentará em cinco cidades de Portugal - Leiria, Lisboa, Loulé, Torres Vedras e Torres Novas - e em agosto, retorna à Dinamarca com o espetáculo "Contraponto". No Brasil, haverá apresentações em Belo Horizonte, São Paulo e diversas cidades do Paraná. O G2 Cia de Dança, formada pelo grupo de dança de bailarinos master do Teatro Guaíra, também deverá novamente circular pelo Estado , levando o consagrado espetáculo GAG de Gabriel Villela para oito municipios paranaenses. O grupo se prepara também para a estreia de um novo espetáculo que terá como escopo a ideia do sentido da vida. A direção será de Andre Moscheto, diretor do grupo Antropofocus. A Escola de Dança do Teatro Guaira também retoma suas atividades em fevereiro, dando prosseguimento ao projeto Guaíra para Todos, que promove a circulação dos corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra para outros espaços e regiões do Estado. O projeto de apresentações do EDTG está sendo reformulado, contará com novas coreografias e deve ser ampliado para levar as apresentações do EDTG em mais escolas públicas em 2025 . A EDTG também se prepara para novos espetáculos que devem ser apresentados no final do primeiro semestre e também na cerimônia de formatura dos alunos do EDTG, que acontece no final do ano.

A Orquestra Sinfônica do Paraná celebrará seus 40 anos com uma programação especial, incluindo a "Sinfonia da Ressurreição", de Mahler, que será apresentada entre os dias 28 de maio e 01 de junho. No dia 15 de fevereiro às 16h acontece a primeira apresentação da Série OSP no Museu Niemeyer – “Mostly Mozart” . Serão seis apresentações da série ao longo de 2025, celebrando as obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. No dia 21 de fevereiro, a Orquestra se apresenta no município de Almirante Tamandaré, trazendo a a abertura da clássica ópera do maestro Carlos Gomes, “O Guarani”, além de outros clássicos de compositores consagrados como Gioacchino Rossini, J. Strauss e Piotr Tchaikovsky. Para a abertura da Série Ouro de 2025, está programada a apresentação de clássicos do compositor francês Maurice Ravel, em comemoração aos seus 150 anos. As apresentações da série que marcam também a abertura da temporada de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, estão previstas para os dias 10,11,12, 20 e 23 de março.

Em 2024, a Orquestra levou música a mais de 90 mil pessoas e, em 2025, continuará com grandes produções e um projeto de ampliação e renovação de instrumentos promovido pelo Governo do Estado.

GALERIA DE IMAGENS