Apresentação da OSP traz ao palco do Guairão o maestro convidado Raphael Haeger e o solo do violonista Ricardo Molter 22/07/2024 - 08:30

A Orquestra Sinfônica do Paraná abre o segundo semestre de apresentações de 2024 no próximo dia 04 de agosto com as obras dos compositores João Guilherme Ripper, Ernest Chausson e Robert Schumann. Neste dia, a regência será executada pelo maestro convidado Raphael Haeger e o solo do violonista Ricardo Molter, dois jovens talentos da música erudita. Os ingressos para o espetáculo já estão disponíveis e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e no site Deubalada.com.

Raphael Haeger, um renomado percussionista e maestro, iniciou sua carreira musical aos quatro anos de idade. Embora fascinado pela percussão, ele também mostrou interesse por outros instrumentos, especialmente o piano. Após aprofundar os estudos de percussão na Staatliche Hochschule für Musik em Trossingen, na Alemanha, Haeger se tornou membro da orquestra do Teatro Nacional de Mannheim em 1994, uma posição que ocupou por onze anos. Durante o período, também liderou a popular série de concertos "Jazz na Ópera", trazendo artistas como Dave Brubeck para se apresentarem no palco da ópera.

Em 2004, Haeger gravou com a Filarmônica de Berlim, consolidando sua reputação no cenário musical. Em 2012, ele completou um mestrado em direção orquestral na Hochschule für Musik "Hanns Eisler" em Berlim. Entre 2011 e 2014, Haeger foi maestro da Orquestra da Universidade de Leipzig, contribuindo significativamente para seu desenvolvimento artístico. Além de suas realizações como músico e maestro, Haeger também desempenhou um papel importante nos programas educacionais da Filarmônica de Berlim, conduzindo ensaios de ópera anuais para Sir Simon Rattle de 2011 a 2017.

Desde 2014, Haeger vem conduzindo óperas infantis ou programas de música de câmara em grande escala com membros da Filarmônica de Berlim no Festival de Baden-Baden.  Em 2022, participou da estreia mundial do filme mudo "Brüder" durante o Festival internacional de Cinema Berlinale, onde executou a música ao vivo que foi composta por Martin Grütter com membros da Filarmônica de Berlim.

Haeger regeu a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com a Sinfonia nº 1 de Gustav Mahler. Em Tóquio, junto com o maestro Kyrill Petrenko, chefe dirigente da Orquestra Filarmônica de Berlim, dirigiu obras de Brahms e Prokoffjev. Ele dirigiu também a Elbphilharmonie em Hamburg.

O solo do concerto será executado por Ricardo Molter, violonista spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná. A figura do spalla é uma espécie de ponte entre o maestro e os músicos no concerto. Nesta apresentação, Molter executa a obra do compositor francês Ernest Chausson, que deixou uma marca na história da música pela renomada obra para violino e orquestra, conhecida como Poème, op. 25. Escrita em 1896, essa composição se destaca como uma das mais célebres do compositor.

O spalla da Orquestra que irá fazer o solo é Ricardo Molter, paranaense de Toledo, onde iniciou seus estudos musicais aos dez anos. Bacharel em violino pela EMBAP/UNESPAR (2014) e mestre em música pela UEM (2023), foi também spalla da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa entre 2010 a 2013 e participou da Camerata Antiqua de Curitiba, onde atuou por cinco anos como concertino, spalla, solista e camerista.

Histórico – Desde o dia 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná vem construindo uma história de talento e dedicação à música. O primeiro maestro titular foi Alceo Bocchino, um dos grandes nomes da música erudita no Brasil e, hoje, Maestro Emérito. Ao longo dos anos, a orquestra construiu um belíssimo histórico com mais de 50 maestros convidados e de 200 solistas, que vieram de diversos lugares do Brasil e do mundo. O repertório conta com cerca de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, destacando os autores brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser. Com uma notável capacidade de se adaptar a diferentes estilos, desde os clássicos até os românticos e contemporâneos, o currículo já ultrapassa 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sul-americanas e brasileiras.

Serviço:

Data: 4 de agosto (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão

Tempo de duração do espetáculo: 1h30

Classificação: 7 anos

Especificações do espetáculo: concerto

Maestro: Raphael Haeger

Solista: Ricardo Molter (violino)

Programa:

João Guilherme Ripper: “Rio São Francisco” – Imagem Sinfônica

Ernest Chausson: Poème - Solista: Ricardo Molter (violino)

Schumann: Sinfonia 4 em ré menor, op. 120

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Vendas pela bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com