Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná lota auditório do Guairão e emociona o público com repertório de Ravel 24/03/2025 - 16:53

Quase quatro mil pessoas prestigiaram as apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) no concerto de abertura da temporada 2025. Com casa cheia nos dois dias de evento, o público foi presenteado com o primeiro concerto da Série Ouro, que trouxe uma homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor francês Maurice Ravel, Sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá e com a brilhante participação do pianista Fábio Martino.

Ao longo das duas noites, 3.942 espectadores lotaram o auditório Bento Munhoz da Rocha, no Teatro Guaíra, para assistir às apresentações que incluiram obras icônicas de Ravel: La Valse, Concerto para Piano em Sol Maior, Bolero e a Suíte nº 2 de Daphnis & Chloé.

Entre os espectadores, Camila Cordóva, psicóloga e frequentadora assídua das apresentações da OSP, relatou a emoção que sentiu durante a execução de Bolero. “Chorei copiosamente. Tenho uma memória afetiva muito forte com essa música, porque meu pai me apresentou Ravel quando eu era criança. Sempre venho aos concertos da orquestra, já é uma tradição familiar, e trago meu filho. Eu não sei quando poderei ter novamente a oportunidade de ouvir o bolero sendo executado por uma orquestra, mas eu vou guardar na minha memoria esse momento, que pra mim, foi muito especial”, contou.

Isadora Travenick, comportamentalista de gatos aproveitou a oportunidade da visita dos pais para traze-los no concerto. “ foi um momento lindo e o concerto, como sempre foi maravilhoso”, disse. Para Alberto Travenick, aposentado de Minas Gerais, o concerto teve um gostinho especial, pois marcou sua primeira visita a Curitiba ao lado da família. “Foi um presente inesperado. Minha filha Isadora nos trouxe para conhecer a cidade e essa apresentação foi um dos pontos altos da viagem”, afirmou. Já sua esposa, Cecília Travenick, destacou a execução do Concerto para Piano em Sol Maior. “ Foi lindo demais”, comentou. A a amiga da família, Amanda Barros, médica veterinária e frequentadora da orquestra, elogiou o repertório. “Sensacional! O pianista brilhou, foi uma apresentação maravilhosa.. e eu adorei os sapatos dele, ”, brincou Amanda.

Próximos concertos

A Orquestra Sinfônica do Paraná segue com uma programação diversificada em 2025 com uma série de concertos especiais , entre eles, o do dia 28 de maio, no qual será celebrado os 40 anos da Orquestra Sinfôinica do Paraná , com a execução magistral da Sinfonia nº 2 em dó menor – Ressurreição, de Gustav Mahler. Já o próximo concerto da Série Ouro retorna nos dias 12 e 15 de junho com um programa dedicado ao compositor alemão Richard Wagner. Para saber sobre a programação completa da Orquestra Sinfônica do Paraná acesse aqui (https://www.teatroguaira.pr.gov.br/Orquestra)

Sobre a Orquestra Sinfônica do Paraná

Fundada em 28 de maio de 1985, a OSP é a primeira e maior orquestra pública do Estado do Paraná. Com mais de 1.000 apresentações em seu histórico, a orquestra já colaborou com diversos corpos artísticos do Teatro Guaíra, incluindo montagens de balés como O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes, além de óperas como Tosca, Carmen e Aída. Seu repertório abrange aproximadamente 900 obras de 250 compositores, consolidando-a como uma das principais instituições culturais do país.

GALERIA DE IMAGENS