Com ingressos esgotados, “O Quebra-Nozes” chega ao Teatro Guaíra nesta semana 08/12/2025 - 13:57
A montagem do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) de “O Quebra-Nozes”, um dos balés mais celebrados da história, volta ao palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) nesta semana. Serão cinco apresentações, entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2025, com sessões às 20h30 nos dias de semana e no sábado, e às 18h no domingo. Os ingressos, que foram vendidos no dia 24 de novembro, esgotaram em apenas três horas.
A obra de balé foi criada pelo compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) em parceria com o coreógrafo Lev Ivanov (1834-1901) e estreou em 1892, na Rússia. Com o passar das décadas, “O Quebra-Nozes” se consolidou como um clássico do período natalino no mundo inteiro, com montagens que fazem parte da memória afetiva de diversas gerações.
Em 2023, a obra ganhou uma montagem contemporânea do CCTG — preservando elementos clássicos — em uma superprodução com direção geral de Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra (BTG). Quase 150 artistas integram o elenco do espetáculo, que une os quatro corpos artísticos do Centro Cultural: além do Balé Teatro Guaíra, participam a Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG), a G2 Cia. de Dança e a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).
“É um grande prazer voltar com essa produção aqui no Guairão, pois envolve toda a casa — Balé, Orquestra, Escola e G2 —, e a gente sabe que é uma produção querida, do coração da cidade. As temporadas são sempre muito cheias, o público gosta muito. E é uma história que a gente gosta de contar, e contar de novo”, disse Bongiovanni.
Os músicos serão regidos pelo maestro Roberto Tibiriçá, diretor musical e regente titular da OSP. “O Quebra-Nozes é um dos balés mais queridos do público. É uma coisa mágica, assim como é a música de Tchaikovsky. É um balé maravilhoso, com melodias incríveis, que você sai do teatro assobiando. O público pode esperar emoções melódicas e visuais, vai ser muito bonito”, promete o maestro.
Montagem monumental – A grandiosidade do espetáculo também se reflete no processo de montagem, que mobiliza dezenas de profissionais ao longo de várias etapas. Bongiovanni explica que a construção da obra exige uma coordenação minuciosa entre todos os corpos artísticos do CCTG.
“Nosso grande desafio é a coordenação de tantos agentes artísticos. A gente trabalha por um tempo separado, depois vai juntando”, conta. Segundo ele, os ensaios começam de forma individualizada e, gradualmente, passam a reunir diferentes grupos em cena.
“Fazemos ensaios que juntam dois corpos artísticos, por exemplo, o BTG com a Escola; depois BTG com o G2; depois BTG, G2 e Escola. E, lá na reta final, a gente se junta com a Orquestra para fazer os alinhamentos finais e para a equipe técnica poder também embarcar.”
Apesar da complexidade, o diretor afirma que a experiência dos últimos anos tornou o processo mais fluido. “Eu sinto que, como a gente já faz essa produção há alguns anos, está tudo bastante orquestrado”, avalia. “Estamos muito felizes em promover entretenimento com tanta qualidade para a população nesta época do ano”, finaliza.
SERVIÇO
O Quebra-Nozes
Apresentações: 12 a 16 de dezembro de 2025 (dias de semana e sábado, às 20h30; domingo, às 18h)
Local: Teatro Guaíra - Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) - R. Conselheiro Laurindo, 175, Centro, Curitiba/PR
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente 1h30
Classificação: Livre
Ingressos esgotados










































