Balé Teatro Guaíra apresenta “Romeu e Julieta” neste fim de semana no Palácio das Artes em Minas Gerais 25/06/2025 - 11:10

O Balé Teatro Guaíra se apresenta nesta semana em Belo Horizonte com o espetáculo Romeu e Julieta, em uma parceria com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. As apresentações, marcadas para os dias 28 e 29 de junho de 2025 no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, estão com os ingressos quase esgotados.
A montagem contemporânea do clássico de William Shakespeare marca também o estabelecimento do acordo de cooperação cultural inédito entre os governos do Paraná e de Minas Gerais. A parceria envolve a Fundação Clóvis Salgado, mantenedora da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Centro Cultural Teatro Guaíra, responsável pelo Balé Teatro Guaíra.
“A cultura não é apenas inspiração, é também oportunidade. Cada espetáculo, cada troca de experiência movimenta a cadeia produtiva da arte”, afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior, o intercâmbio destaca o papel estratégico da cultura no desenvolvimento do estado do Paraná. “Somos um celeiro de alimentos, mas também de criatividade e inovação cultural. O crescimento do Balé Teatro Guaíra é reflexo desse compromisso com nossos artistas”, disse.
A secretária da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, também celebrou a iniciativa. “A parceria entre os estados reafirma nosso compromisso com a cultura como um bem coletivo e transformador. A montagem de Romeu e Julieta é mais uma prova da potência criativa dos corpos artísticos do Teatro Guaíra”, destacou. “Para nós, é um orgulho compartilhar com o público mineiro essa obra tão especial, agora enriquecida pela participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em um encontro que certamente será memorável” , destacou o diretor -presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
Sob direção e coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, Romeu e Julieta apresenta uma releitura poética da mais célebre história de amor do teatro ocidental. A montagem traz à cena elementos contemporâneos e figuras simbólicas, como as Parcas do Destino, que conduzem a narrativa com novos ritmos e interpretações. A trilha sonora é baseada na icônica partitura de Sergei Prokofiev, executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência da maestra Ligia Amadio. A atual versão do espetáculo estreou em 2023 no Teatro Guaíra, com sessões esgotadas e mais de 16 mil espectadores.
Temporada Pé na estrada
O ano de 2025 do Balé Teatro Guaíra tem se caracterizado pela intensa circulação nacional e internacional, levando o talento da companhia para além das divisas do estado do Paraná. Em março, a companhia realizou uma turnê por Portugal, abrindo a temporada de apresentações do ano. A viagem marcou também o retorno ao país após 43 anos: a primeira vez que a companhia se apresentou em terras lusitanas foi em 1983, quando foi apresentado “O Grande Circo Místico", um dos espetáculos mais consagrados do Balé Teatro Guaíra.
Em Portugal, foram levados os espetáculos V.I.C.A., com coreografia de Liliane de Grammont e trilha sonora de Ed Cortes, e Castelo, criação do coreógrafo Alessandro Sousa Pereira com música do dinamarquês Andreas Bernitt. Os espetáculos passaram pelas cidades de Leiria, Loulé, Torres Vedras e Torres Novas. Nos dias 12 e 13 de julho, o Balé Teatro Guaira segue para São Paulo, onde levará ao palco do Teatro Sérgio Cardoso o espetáculo Contraponto, que reúne a coreaografia Castelo e Anima de Alan Keller .
Em agosto, o Balé Teatro Guaíra retorna à Dinamarca para participar pela segunda vez do Festival Sommerballet, onde fará a estreia do novo espetáculo Stol, também assinada por Alessandro Sousa Pereira. No mesmo festival, a companhia reapresentará Castelo, obra que estreou em 2023 e já foi bem recebida pelo público europeu no Teatro Bellevue. Com uma programação mais extensa, a nova temporada internacional do grupo na Dinamarca acontecerá entre os dias 20 de agosto e 15 de setembro.
Serviço
Romeu e Julieta – Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes – Belo Horizonte
Datas: Dias 28 de junho (sábado) às 20h e 29 de junho (domingo) às 18h
Ingressos à venda na bilheteria do teatro e pelo site Eventim