Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios 19/04/2024 - 12:00

Os alunos do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, em Curitiba, receberam um presente especial nesta semana. A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) saiu dos estúdios para compartilhar suas apresentações durante o intervalo das aulas. Essa foi a estreia da temporada 2024 da escola no programa Guaíra para Todos, que promove a circulação dos corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“A nossa equipe vai até as escolas e leva o palco junto. A ideia é que quem acompanhe se encante com os nos nossos espetáculos”, afirmou a coordenadora da EDTG, Larissa Pansera. 

Segundo o diretor auxiliar da escola, localizada no Caximba, muitas crianças nunca tinham acompanhado uma apresentação assim. “Foi um momento muito gratificante. Estamos nessa comunidade do Caximba, que é a pontinha de um bairro. A maioria dos alunos nunca esteve no Teatro Guaíra. Até já passaram pela frente, sabem que é um teatro, mas não têm a dimensão do que acontece dentro daquela casa de espetáculos. Agora eles conheceram mais sobre a dança”, disse Vitor Rodrigues.

O colégio até conta com projetos de arte conectados com dança e música, inclusive com um dos ex-alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra. “O Teatro Guaíra é uma referência para nós. Temos aqui um corpo coreográfico, então essa experiência será inspiradora para quem já tem contato com a arte”, complementou Rodrigues, também maestro da Banda Musical do Caximba, que tem alunos na formação e o colégio como centro de formação.

Além dos alunos, os próprios dançarinos saem ganhando nesse projeto. “É muito legal ver a carinha de surpresa das crianças”, conta Luísa Bley, que participa do grupo de dança da EDTG deste o ano passado. “É diferente, porque a gente não está dançando no palco, mas a gente faz o possível pra que elas tenham uma experiência bem parecida e é bem bonito”. Ela já estreou um solo na apresentação que leva balé clássico no espetáculo "UNIO", apresentado no Teatro Guaíra no ano passado.

GUAÍRA PARA TODOS – A dança descentralizada é uma parceria das secretarias estaduais da Cultura e Educação. As apresentações da Escola de Dança do Teatro Guaíra vão acontecer mensalmente em diferentes escolas da rede estadual de Curitiba e Região Metropolitana até o fim do ano.

A Orquestra Sinfônica do Paraná iniciou a temporada de 2024 do Guaíra para Todos no final de março em uma escola de Pinhais. O concerto reuniu cerca de 300 crianças da rede municipal, com idades entre 4 a 10 anos.

ESCOLA – A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. Seu objetivo era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro. É uma das poucas escolas de dança de caráter público do País, mantida pelo Governo do Paraná. O ingresso sempre acontece mediante processo seletivo público. A EDTG também oferece o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, no qual a criança ou jovem é selecionada de acordo com sua aptidão física ou nível técnico. Neste ano, são 100 em formação de dança clássica e contemporânea, com aulas gratuitas. Atualmente, o grupo de dança EDTG é composto por 15 alunos das turmas mais avançadas.