Balé Teatro Guaíra celebra orgulho LGBT 01/07/2021 - 09:14

O Balé Teatro Guaíra lança hoje (28) o vídeo Íris para celebrar o dia internacional do orgulho LGBT, comemorado nesta data para lembrar a luta por direitos civis dessa população. Íris é uma produção dos bailarinos do BTG e tem dois objetivos: homenagear aqueles que lutam pela diversidade e pelo respeito e lembrar as vítimas da intolerância.

Monica Rischbieter, diretora do Teatro Guaíra, explica que a área cultural é diversa por natureza, por isso o objetivo do Teatro Guaíra é mostrar o quanto a sociedade ganha com a pluralidade e respeito a todos. Além disso, a data é importante para combater o preconceito, já que o Brasil segue como um dos países mais violentos contra a população LGBTQIAP+. “O vídeo é um retrato da diversidade na cultura e nos propõe um diálogo sobre representatividade e inclusão. Acredito na força da Arte para transformar a sociedade e fazer com que todos sejam respeitados”, diz.

Idealizadores do vídeo, Murilo Machado e Leonardo Lino contam que a inspiração para Íris foi a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIAP+. O vermelho, por exemplo, foi usado por uma bailarina para lembrar os crimes de ódio que fazem o Brasil ocupar as primeiras posições no ranking dos países que mais matam transgêneros e transexuais. Apesar do panorama sombrio, a esperança também é retratada no vídeo com as cores amarela e verde, por exemplo, que ressaltam a autoestima e brilho próprio. “Percebemos que, muitas vezes, ficamos com autoestima abalada em função do preconceito constante, então quisemos ressaltar a beleza interna de cada pessoa. O vídeo reflete a diversidade que há na sociedade e mostra que a inclusão de todos é possível”, afirmam Murilo e Leonardo.    

 

A data

O dia do orgulho LGBTQIAP+ é celebrado em 28 de junho porque a data marca a chamada “Rebelião de Stonewall”. Em 1969, integrantes da comunidade LGBT organizaram protestos na cidade de Nova Iorque contra a violência policial, marco do início da luta por direitos civis para essa população. Desde então, o mês de junho é dedicado a celebrar a diversidade e lembrar a luta contra o preconceito.

GALERIA DE IMAGENS