4 mil pessoas prestigiam abertura da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica 03/03/2024 - 09:00

A Orquestra Sinfônica do Paraná atraiu mais de 4 mil pessoas ao Teatro Guaíra para o primeiro encontro do ano com o público. A obra escolhida para a abertura da temporada 2024 foi “Floresta do Amazonas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Foram duas sessões, no sábado e no domingo (2 e 3), repletas de emoção e homenagens.

Sob a regência do maestro titular Roberto Tibiriçá, a Orquestra recebeu a soprano solo Camila Provenzale e foi acompanhada de um coro sinfônico masculino.

“É um grande trabalho coletivo”, definiu Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra. “A escolha da abertura oficial foi pensada para destacar um compositor brasileiro de grande representatividade e uma obra potente em um concerto de gala. Para compor essa grandiosidade, foram contratados 24 músicos extras, um coral masculino de 31 vozes e uma soprano que tem intimidade com essa obra”.

Além do programa musical, a sessão da manhã de domingo foi marcada por homenagens. O Centro Cultural Teatro Guaíra lembrou os 70 anos de idade do maestro Tibiriçá, comemorados em janeiro, assim como seus 50 anos de carreira.

Outro momento especial foi dedicado ao músico Acácio Huberto Behlau Weber, primeiro violino, que iniciou nos palcos junto com a própria fundação da Orquestra Sinfônica do Paraná, em 1985, e completa assim 39 anos de dedicação à cultura paranaense. Os aplausos foram acompanhados pela presença emocionante da mãe do violinista no teatro.

"Floresta do Amazonas" contou com a plateia cheia nas duas apresentações, e as impressões do público confirmam o sucesso desta abertura. "Foi um belíssimo concerto, fiquei encantada realmente pela escolha da obra. Por ser uma criação brasileira, de um compositor nacional, gostei muito de como foi trazido isso e ainda a importância da percussão na composição." comentou Paula Fujii, que acompanha frequentemente os concertos da orquestra.

A programação 2024 da Orquestra Sinfônica do Paraná está repleta de novidades, como a Série Ouro, com concertos noturnos e grandes nomes da música como convidados.