“Romeu e Julieta” abre a temporada do Balé Teatro Guaíra com Orquestra Sinfônica do Paraná 08/03/2024 - 15:16 14/03/2024 - 16:40

No programa, o drama atemporal dos dois jovens apaixonados de William Shakespeare acompanhados pela obra do compositor Serguei Sergueievitch Prokofiev. Para completar o convite, figurinos de Paulinho Maia, cenário de Cleverson Carvalheiro e iluminação de original de Carlos Kur, com adaptação de Diego Bertazzo, que impactaram a emoção do público em sete noites de Guairão lotado. No palco, dois ícones da cultura paranaense: Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná.

Criada em 1969, a terceira companhia de dança mais antiga do Brasil já coleciona mais de 150 coreografias, enquanto a orquestra já tem mais de 500 apresentações. Juntos, apresentaram montagens de sucesso como “O Quebra-Nozes”, “O Lago dos Cisnes”, "Carmen" e “Romeu e Julieta”, que teve a primeira montagem pelo Centro Cultural Teatro Guaíra em 2008.

“A nossa versão traz os personagens para o tempo presente através de comportamentos que possibilitem maior identificação. Além disso, introduzimos um trio de personagens, as Parcas do Destino, que conduzem as ações das personagens principais”, destaca o diretor do Balé Teatro Guaíra e coreógrafo do espetáculo, Luiz Fernando Bongiovanni.

A temporada deste mês traz novidades. Além de um casal consagrado, Deborah Chibiaque e Rodrigo Castelo Branco, o público vai conferir a estreia de uma nova Julieta: Amanda Soares, que contracena com Rodrigo Leopolldo. “A ideia de diferentes elencos é que cada intérprete possa contribuir com modos próprios de expressar e dançar o drama de Shakespeare”, explica o diretor.

Maestro convidado
A regência da Orquestra Sinfônica do Paraná nesta montagem é do maestro convidado Marcos Arakaki, que atualmente é o maestro da Orquestra Parassinfônica de São Paulo. "Em 2015, tive a alegria e honra de reger a Orquestra Sinfônica do Paraná com o Balé Teatro Guaíra na última montagem de Cinderela, além de diversas outras parcerias como regente convidado em concertos didáticos, turnês pelo estado do Paraná e outros concertos neste Templo das Artes que é o Centro Cultural Teatro Guaíra", define o regente.

Para Arakaki, é uma satisfação estar em um projeto com música de Sergei Prokofiev, do balé estreado em 1940 e baseado na famosa obra de William Shakespeare de 1595. "É um prazer reencontrar o caloroso público de Curitiba. Desta vez, em parceria com o talentoso diretor Luiz Fernando Bongiovanni, vamos interpretar este magnífico balé de Prokofiev que traz uma música arrebatadora em uma releitura moderna e contemporânea. Tenho certeza que esta montagem irá emocionar", convida.

 


Serviço

Apresentações:

15 de março (sexta), às 20h30

16 de março (sábado), às 20h30

17 de março (domingo), às 18h

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão

Classificação: 7 anos

Tempo de duração: 1h30

Maestro: Marcos Arakaki

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo site DeuBalada.com

GALERIA DE IMAGENS

  • Foto: Fernando Barkidom